cases

Algumas ações realizadas com
sucesso pela FKF diante de
situações desafiadoras.

empresa automobilística

“Milhões recuparados do lixo”

Uma empresa automobilística global de tecnologia que fornece sistemas de mobilidade para veículos de passeio, veículos comerciais e tecnologias industrial.

A empresa gera, anualmente, 500 toneladas de Pó de Fricção, a partir da fabricação de embreagem de veículos pesados. Esse pó possui em sua composição cobre, latão, fibra de vidro e resinas. Anteriormente todo o material era destinado para disposição em aterro Classe I.

solução FKF

Desenvolvimento de sistema pioneiro de reciclagem a seco por densidade para segregação dos materiais que compõem o produto.

Recuperação e reciclagem de 98% de todo material;

Adoção da Política de Aterro Zero a partir de 2018.

parques eólicos

“Garimpando Oportunidades”

Empresa do Ramo Eólico, proprietária de parques em Santa Catarina e Ceará.

Atendemos a uma empresa que opera parques eólicos no Nordeste e no Sul do Brasil.

A solicitação e necessidade da empresa era para o desmonte e sucateamento de geradores eólicos em campo. O gerador, que é um dos componentes do Aerogerador Eólico, mede 4,6 metros de diâmetro e pesa 44.600 quilos.

solução FKF

O projeto teve início em outubro de 2018 e compreende o sucateamento de 242 unidades de geradores, somando mais de 10 mil toneladas de materiais a serem reciclados.

A atuação acontece em dois estados, Ceará e Santa Catarina, totalizando 12 Parques Eólicos divididos em 4 Complexos Eólicos.

Outro desafio neste projeto foi buscar solução para a correta reciclagem de todo o imã retirado dos geradores, de modo a atendermos a meta de resíduo zero. Isso só foi possível através de estudo e busca por soluções para este material, onde recuperamos 100% dele, exportando e reciclando-o.